sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

OBRAS NA BR 230, NA PARAÍBA, NÃO VÃO PARALISAR

As obras nas BRs de triplicação e duplicação em trechos da BR230 em Cabedelo e Campina Grande não vão parar.

O Ministério do Planejamento cancelou mais de “11 milhões reais” de recursos destinados a obras nas rodovias federais da Paraíba, incluindo a triplicação da BR-230, em Cabedelo, e a duplicação em Campina Grande.
A decisão, assinada pela ministra Simone Tebet, prevê que os valores anulados sejam realocados para outras áreas do Governo, especialmente no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Além da Paraíba, diversas ações em outros estados também sofreram cortes.
A triplicação entre Cabedelo e João Pessoa, iniciada em 2017, a obra enfrenta atrasos e segue com ritmo lento.
Mesmo assim, o Governo Federal prevê a conclusão do projeto para 2026.
O cancelamento dos recursos foi confirmado em nota do Ministério do Planejamento, que justificou a medida como parte do ajuste fiscal necessário para o cumprimento do Arcabouço Fiscal. Segundo a pasta, o valor foi determinado pela Junta de Execução Orçamentária (JEO), colegiado composto pelos Ministérios da Fazenda, Planejamento, Gestão e Casa Civil, com base nas estimativas de receitas e despesas para o ano.
Questionado sobre os cortes, tanto o superintendente do DNIT na Paraíba, Antônio Monteiro, quanto o senador Veneziano garantiram que não haverá prejuízos para o Estado.
Houve um cancelamento orçamentário para as duas obras. No contexto, é significativo, que assusta, mas não significa absolutamente nada, pois ainda temos disponíveis ‘30 milhões  de reais’ que serão empenhados até o fim do ano”, pontuou Monteiro, acrescentando que “existe planejamento e existe dinheiro”, garantiu Monteiro.
Já Veneziano disse que “hoje, mais uma vez e de uma forma indevida, alguns trazem que o Governo Federal e o Ministério dos Transportes fazem cortes, e isso não procede. São remanejamentos para outras obras que já estão com medições pagas e, sendo assim, como nós temos orçamento para esses dois trechos você remaneja para outra obra e esses recursos voltaram. Apenas isso. Inclusive isso já aconteceu neste ano”.
(Por www.renatodiniz.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.