sexta-feira, 11 de abril de 2025

CANTOR NETINHO DIZ QUE FARÁ TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

Internado no Hospital Aliança Star, em Salvador, para a segunda fase do tratamento contra um câncer, o cantor Netinho contou nesta sexta-feira, 11 de abril, que passará por um transplante de medula óssea.

O artista, de 58 anos, foi diagnosticado com um linfoma raro, câncer que se origina no sistema linfático.
Bom dia, gente. Hoje é o 11 de abril de 2025. Estou aqui no Hospital Aliança Star, em Salvador, Bahia, terminando a segunda fase da minha quimioterapia. Serão seis fases no total.”
No final, haverá um transplante de medula. Sem doador, um transplante de mim para mim mesmo. Vou fazer as fases todas. Tudo indo muito certo. Vamos que vamos. Bom dia!”, explicou ele em vídeo.
GANHO DE PESO
No domingo, 6 de abril, o artista celebrou ganho de peso durante o tratamento.
Quero dizer que, durante a primeira fase de quimioterapia, perdi três quilos no hospital. E desde que tive a primeira alta até agora, já ganhei 4 quilos. Olha que maravilha! Vamos que vamos!
Em vídeo anterior, Netinho desmistificou o tratamento e compartilhou com os fãs os efeitos colaterais até agora.
Estou na segunda fase e gostaria de desmistificar um pouco essa história em relação ao câncer e a quimioterapia, e contar que quando eu vim fazer a primeira terapia, eu vim com um pouco de medo, porque o nome quimioterapia espanta muita gente. Eu mesmo não sabia o que era.
Achei que era uma coisa muito invasiva, que ia cortar meu corpo. Não entendi muito bem. E quando instalaram a quimioterapia, eu perguntei: ‘E a quimioterapia vai começar que horas? ‘ Já começou, Netinho’. Então, gente, não tenha medo, vocês que estão passando por isso ou podem vir a passar no futuro. Venham com a mente calma, tranquila, positiva, porque a quimioterapia, apesar de ser um processo muito forte e afeta o corpo todo, a reação não é igual para todas as pessoas.”
Então, não é porque você vai passar por uma quimioterapia que necessariamente terá que ter os mesmos efeitos que aquela pessoa A, B ou C passaram. Depende da sua genética e pelo lugar, depende também de tudo o que você fez na sua vida para a sua saúde… Me senti na obrigação de desmistificar um pouco essa coisa pesada que existe em relação ao câncer”, disse ele.
LINFOMA
Ainda no vídeo, Netinho falou mais sobre sua doença: “Eu tenho linfoma, que é um tipo raro de câncer, muito invasivo. Estou me tratando já na segunda quimioterapia. Não tive efeitos colaterais na primeira, só em uma noite, rapidamente, que durou cinco minutos, não tive mais nada.”
Estou com toda positividade, fé e crença de que, em breve, vou voltar a cantar como antes, vou cantar bem melhor. Bom dia para todos. Um abraço”, declarou ele.
O cantor tem atualizado os fãs diariamente em seu perfil no Instagram, e em um desses posts agradeceu as mensagens de carinho que tem recebido.
São muitos amigos e queridos me escrevendo, escrevi uma mensagem para enviar para todos. Estou grato a Deus e está tudo certo comigo, estou em casa e seguirei meu tratamento. Até agora tive resultados positivos inesperados e extremamente comemorados por toda a equipe médica. Não se preocupe e muito obrigado por sua mensagem.”
Qualquer pessoa pode passar pelo que estou passando. Estou atravessando mais uma estrada de sal e logo nos veremos. Seja muito feliz. TMJ. Abc”, escreveu ele.
‘METI LOGO A MÁQUINA’
No dia 26 de abril, ele publicou um vídeo em que apareceu careca e explicou a decisão de raspar a cabeça.
Minha gente, bom dia. Hoje é dia 26 de março de 2025, sabendo que nesse tipo de tratamento que eu faço o cabelo cai todo e depois volta a nascer… Começou a cair anteontem, eu ‘meti’ logo a máquina e zerei. Agora é esperar voltar a crescer.”
COMUNICADO
O artista tornou o assunto público no dia 21 de março, quando teve alta do Hospital Aliança Star, em Salvador, e divulgou seu boletim médico onde constava a informação.
O documento é assinado pela diretoria médica do Hospital Aliança e diz que, após a descoberta do linfoma, Netinho fará “acompanhamento onco-hematológico”, sob coordenação da médica Glória Bonfim, e segue com suporte médico especializado.
A nota não informa o estágio da doença.
Netinho deu entrada no Hospital Aliança Star, em Salvador, no dia 25 de fevereiro, após sentir dores nas costas e dificuldade para caminhar e, desde então, vinha investigando seu estado de saúde.
O QUE É LINFOMA?
O gshow conversou com o médico Breno Gusmão, onco-hematologista do Comitê Médico da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), que explicou que tipo de câncer é o linfoma e que tipo de tratamento é feito para a doença.
O linfoma é um tipo de câncer de sangue, do sistema imune e do sistema linfático e pode acometer pessoas de qualquer idade, e se subdivide basicamente entre linfomas de Hodgkin e linfomas não Hodgkin. Porém também utilizamos outras classificações e hoje sabemos que temos mais de 30 tipos de linfomas diferentes. Então é importante um correto diagnóstico para saber qual o tratamento, qual o diagnóstico correto”, explicou.
O especialista diz que, entre essas classificações constam o fato do câncer ser agressivo ou de baixa progressão – chamado de indolente -, e que isso é fundamental para prescrever o tratamento, que costuma associar imunoterapia e quimioterapia.
Eles são subdivididos entre linfomas agressivos e linfomas indolentes, que são de lenta progressão, e isso é importante para a estratégia terapêutica. É uma doença maligna e está entre os 10 mais frequentes na população”, explica Breno Gusmão.
Linfoma indolente pode requerer apenas observação
Os principais tipos de tratamento terão a estratégia definida de acordo com o tipo do linfoma. Então podemos estratificar segundo a gravidade, agressividade, subtipo. A grosso modo, por exemplo, linfoma indolentes, em algumas ocasiões, nós apenas observamos, e não precisamos tratar em todas as ocasiões. No caso de um linfoma agressivo, o paciente vai ser tratado desde o diagnóstico habitualmente com imunoterapia mais quimioterapia associada”, diz.
O médico também alerta par os principais sintomas que costumam acometer um paciente que está com a doença:
*febre todos os dias, sem motivo aparente;
*perda de peso sem justificativa;
*sudorese noturna;
*prurido, ou seja, presença de coceira no corpo, frequente na região do tumor;
*crescimento de tumor.
Netinho, que no passado passou por três cirurgias no cérebro e foi submetido à colocação de quatro stents, vinha tendo acompanhamento médico por causa das fragilidades pelas quais passou, mas fazia planos de cantar no carnaval de Salvador até começar a ser acometido pelas dores.
(GShow)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.